Natal é uma das datas que leva o ser humano à reflexão e aproximação das pessoas em sociedade. Trata-se de um momento especial, onde os cristãos festejam o nascimento de Jesus. E por conta disso, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), por meio da sua diretoria, realizou a celebração do Natal dos detentos da Penitenciária Mista Fontes Ibiapina.

Um quarto dos apenados participaram da festa. Foram escolhidos os detentos com melhor comportamento. Na ocasião, participaram, a juíza da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, Maria Ivani de Vasconcelos, representantes do poder público municipal, familiares de alguns detentos, a administração do presídio e pessoas ligadas à APAC.

Houve a celebração de uma missa, onde detentos participaram ativamente e se emocionaram. De acordo com a presidente da APAC há dezesseis anos, Egilda Ribeiro falou da satisfação da realização das ações junto aos presidiários.

A juíza da 1ª vara criminal de Parnaíba, Maria Ivanir, falou da importância da celebração do Natal, por se tratar de uma comemoração onde as pessoas buscam a proximidade uma com as outras.

A administração do presídio, representada pelo diretor, Capitão Davi Freitas, se fez presente no evento. O diretor disse que a festa para os presos resgata um pouco da autoestima dos detentos.

O vice-prefeito de Parnaíba, Chagas Fontenele, ressaltou que o trabalho feito pela APAC ajuda na ressocialização dos detentos da Penitenciária Fontes Ibiapina.

Durante a festa, houve o sorteio de brindes entre os participantes, distribuição de lanche e a entrega de presentes entre os detentos.