Um apagão no sistema de transmissão de energia elétrica acometeu o Brasil por volta das 08h20 desta terça-feira (15/08) em 25 Estados. Houve falhas nas linhas de transmissão de redes de distribuição no Nordeste e, consequentemente, foi desligado o sistema no Sudeste e Sul.

O Brasil dispõe de um modelo de gerenciamento de transmissão de energia que é o Sistema Interligado Nacional (SIN). Este modelo se deve as grandes diferenças regionais do país que é do tamanho de um continente. Diante de falhas nas regiões do Brasil, o sistema faz a compensação de distribuição de eletricidade para manter o Complexo estável.

Como houve falhas no Nordeste, houve o apagão devido ao desligamento preventivo.  O resultado foi a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste. A interrupção nestas últimas regiões foi uma ação proposital justamente para evitar a propagação do problema.

Em Parnaíba, onde há grande movimentação do comércio varejista, os funcionários foram às ruas. O abastecimento de água também foi interrompido. E os serviços essenciais foram mantidos através de geradores de energia. Os resultados são grandes prejuízos financeiros pela parada de muitas atividades econômicas. O trânsito ficou comprometido oferecendo riscos de acidentes. Estudantes foram dispensados. Algumas pessoas tiveram prejuízo com o atendimento bancário impossibilitado e outros transtornos. Foram mais de seis horas sem eletricidade. Já por volta das 14h40 foi reestabelecido o abastecimento de energia.