Após o lançamento do aplicativo para celulares “Vazow”, que tem como objetivo auxiliar vítimas que tiveram conteúdo íntimo postado na internet (conhecido como reveng porn), foram registrados mais de 1.200 downloads em menos de 24 horas. “O app é gratuito e além de excluir a foto ou vídeo de redes sociais, dá orientação às vítimas de como denunciar e como se proteger”, explicou a delegada Eugênia Villa, diretora de gestão interna da Secretaria de Segurança.
De acordo com o delegado Alessandro Barreto, do Núcleo de Investigação e desenvolvedor do aplicativo, várias pessoas do Brasil já baixaram o sistema. “Superou todas as nossas expectativas, pois estávamos esperando nesse curto período pelo menos mil, mas ultrapassamos esse número”, disse.
O Vazow” possui uma coleção detalhada de procedimentos e outras orientações, com foco especial na exclusão de conteúdo íntimo divulgado em redes sociais e sites diversos. O aplicativo contém dicas de prevenção, legislação relacionada ao assunto e as formas de denunciar e excluir o conteúdo da internet. Um dos procedimentos, por exemplo, é como excluir a URL (Endereço de um conteúdo disponível em uma rede), dessa forma o vídeo ou foto não ficará mais disponível na net.
“No ano passado nós lançamos um aplicativo intitulado de ‘GRP’, o “Vazow” é uma versão atualizada com mais recursos. O aplicativo tem nos ajudado nas denúncias policiais. De certa forma, ajuda a minimizar os danos causados a uma pessoa que teve as imagens íntimas indevidamente publicada”, relatou Barreto.
O “Vazow” está disponível para sistema Android. Para baixar acesse Play Store; no campo busca, digite “Vazow”; localize e selecione a imagem do app e clique em instalar. “Por enquanto, apenas aparelhos com sistema Android poderão baixar o “Vazow”, mas nossa equipe está trabalhando e em breve aparelhos com sistema IOS também poderão usar o aplicativo”, finalizou a delegada Eugênia Villa.
Fonte: G1/PI