O alinhamento das ações preventivas e emergenciais para o período chuvoso no litoral do Piauí foi o foco de uma reunião realizada no 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, em Parnaíba. O encontro reuniu representantes da Defesa Civil, SASC, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Parnaíba e gestores de outros municípios da região, além do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira.

A mobilização ocorreu após os transtornos causados pelas fortes chuvas registradas nesta semana em Cajueiro da Praia, Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba. O objetivo foi traçar um planejamento voltado às próximas precipitações, que, segundo a Defesa Civil do Estado, devem ocorrer com maior intensidade durante o período do Carnaval.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, destacou que a política de Defesa Civil é municipalista e que o trabalho começa pelo preparo das estruturas locais. “A parte que cabe à Defesa Civil é, primeiro, instrumentalizar o equipamento público municipal para compreender o risco, para mapear o risco. A gente está vendo aqui que Parnaíba fez um excelente trabalho para a construção de seu plano de contingência”, afirmou. Ele também alertou para a importância de medidas simples: “Essas medidas preventivas que podem parecer corriqueiras e banais, elas salvam vidas, elas melhoram o escoamento”.

Entre os pontos debatidos, esteve a situação do piscinão de Parnaíba e os impactos diretos durante chuvas intensas. A coordenadora de planejamento de enchentes do município, Mary Farias, ressaltou a atuação integrada das equipes após a forte chuva da última terça-feira (27). “Toda a equipe da Prefeitura, juntamente com a equipe social, esteve dando apoio e suporte às famílias na situação emergencial. No dia seguinte, já iniciamos o levantamento do cadastro de todas as famílias que necessitam desse suporte”, explicou. Segundo ela, o município já possui espaços institucionais preparados para acolher moradores, caso haja necessidade.

O secretário estadual da SASC, João de Deus, enfatizou que a atuação conjunta tem garantido mais agilidade no atendimento às famílias atingidas. “Antes dessa atuação integrada, muitas famílias que sofriam com os alagamentos ficavam sem assistência imediata. Hoje, esse suporte é mais rápido e organizado”, destacou. Ele também reforçou a importância da conexão direta entre população, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para respostas rápidas em situações isoladas.

Já o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira ressaltou o papel da comunicação e da orientação técnica à população. “O mais importante é essa comunicação para que a população siga as orientações dos órgãos técnicos. Isso diminui riscos, reduz danos e garante que, em uma situação de calamidade, todas as instituições estejam preparadas para dar a melhor atenção às pessoas”, pontuou.

A orientação definida ao fim da reunião é de alerta permanente e foco na prevenção, para que, diante das próximas chuvas previstas para o litoral, o impacto seja menor e a resposta às famílias ocorra de forma ainda mais rápida e eficiente.