Com a derrota para o 4 de Julho, por 2 a 0, na tarde de sábado pela 11ª rodada do Campeonato Piauiense, o Parnahyba ainda não garantiu matematicamente a vaga no G-4 para as semifinais da competição. Favorecido pelo empate de 3 a 3 entre Cori-Sabbá e Picos, a equipe azulina poderia até comemorar a classificação, mas a vitória do Barras sobre o Piauí, neste domingo (21), impediu a comemoração antes da última rodada.
Permanecendo com 19 pontos, o time do litoral depende de si para alcançar a zona dos quatro primeiros. A tranquilidade que o time do treinador Paulo Moroni necessitava, em meio à crise financeira do clube, que atrasa no pagamento dos salários dos jogadores, não foi alcançada. Mas ficou no quase. Bem próximo das semifinais, Moroni já entra no discurso da fase decisiva.
O elenco parou durante a semana que antecedeu a partida contra o Colorado, decidindo pela viagem a Piripiri apenas na sexta, 24 horas antes do jogo no Estádio Ytacoatiara. Sem treinos, as dificuldades de entrosamento da equipe foram visíveis. Apesar de jogar com um a mais desde os 32 minutos do primeiro tempo – após a expulsão de Marcelo, zagueiro do 4 de Julho – o Tubarão não pecou no toque de bola e finalizações.
– A dispersão mental não pode prejudicar, mas ela aconteceu contra o 4 de Julho. Não conseguimos dominar, passar e nem mesmo recuperar uma bola com facilidade. Nas oportunidades que tivemos não houve uma qualidade nas finalizações. Então foi um daqueles dias do futebol… Estivemos muito abaixo de tudo mostrado na nossa campanha do Estadual – comenta Moroni.
O desempenho no jogo contra o 4 de Julho foi essencial para Moroni exigir uma nova postura da equipe na etapa final do Campeonato Piauiense. Erros na partida, de acordo com o treinador, não podem ser repetidos na fase decisiva da competição.
– Faltou foco, concentração. Em alguns momentos procuramos ter o interesse, mas não tivemos força suficiente. Temos que sair disso. Foi um jogo em que nada foi parecido com o Parnahyba, pois temos condições de jogar muito mais. Agora já classificado, precisamos de uma atitude diferente, mas consciente e preparado. Dentro de campo precisamos superar tudo. Nessa reta final é trabalhar psicologicamente o grupo para que entre forte na fase final – analisa Paulo Moroni.
O Parnahyba recebe o River-PI no Estádio Mão Santa, em Parnaíba, nesta quarta-feira (24), pela última rodada da fase classificatória do Estadual. O time ainda não garantiu a classificação porque o Barras pode chegar nos 19 pontos (e tirar um saldo negativo de cinco gols para o Tubarão). Ao longo da competição, o Tubarão teve cinco vitórias, quatro empates e outras quatro derrotas.
Fonte: G1/PI