Segundo a tradição grega de assar massas a base de farinha e trigo em tijolos quentes, para assegurar mais qualidade a pizza o método até hoje é usado. Neste domingo (10/07) foi comemorado o Dia Nacional da Pizza, data que é levada em conta no Brasil desde 10 de julho de 1985.
A pizza é um tipo de comida preparada com massa fermentada de farinha de trigo, molho de tomate e diversos ingredientes, segundo o sabor escolhido. Segundo o pizzaiolo há 33 anos, Rodrigo Goulart, após a elaboração da massa com sal, fermento e farinha de trigo, a massa pronta descansa e depois é pré-assada. Logo em seguida e conforme o sabor, os ingredientes são acrescidos a massa.
Por fim, é levado ao forno em alta temperatura. Em torno de quatro minutos está pronto para servir. Nós no Brasil costumamos degustar a pizza com gafo e faca, por conta da massa ser fina, diferente da Itália que trata a iguaria com a oferta de poucos sabores e a massa bem mais espessa. Um ambiente rústico e o bom atendimento são ingredientes essenciais para que a degustação desta invenção culinária das mais apreciadas pelas pessoas.
Por Daniel Santos