Fomentar e valorizar o artesanato são prioridades da Cooperativa Artesanal Mista de Parnaíba Limitada, Campal, a mais antiga do Piauí, localizada a Rua Predo II, no centro da cidade, que disponibiliza trançados em palha de carnaúba e cipó de leite, entre outros artigos feitos de madeira, por exemplo. Para quem se dedica na produção deste tipo de trabalho manual, artístico e cultural, é preciso amar o que faz, a exemplo de Lourdes Costa, que faz redes e porta-revistas. É uma artesã que desde o início da cooperativa vem expondo seus trabalhos.
A Cooperativa Artesanal Mista de Parnaíba foi fundada em 22 de julho de 1968 e foi uma proposta muito oportuna para a sociedade, em especial aos artesãos. A arte materializada em belas peças expressa a cultura local. A professora Dilma Ponte foi uma das presidentes da cooperativa no início da década de 70. Até hoje é cliente da arte local expressa no artesanato.
O artesão José Carlos Alves Reis, é presidente da CAMPAL, e informou que houve uma redução da procura na casa por conta da expansão do artesanato no Complexo Turístico Porto das Barcas, mas que a CAMPAL tem contribuído muito na valorização da arte. A representação da cultura brasileira é tradicionalmente feita também pelo artesanato. Quem pratica a arte ou ofício desses trabalhos manuais é um inventor de requinte, segundo Reis é preciso estar bem consigo mesmo para criar. É preciso mover a inspiração dentro de si para que a arte se faça.
Por Daniel Santos