ARTIGO 136 – NOVO PIAUÍ do SÉCULO XXI
TRÊS IMPORTANTES PROJETOS e OBRAS do Plano de DESENVOLVIMENTO MACRO-ECONÔMICO e SOCIAL DO ESTADO DO PIAUÍ, a saber.
Lauro A. Correia
Prefeito Parnaíba – 1963/1967
Engenheiro Industrial – UFMG
Professor Emérito – UFPI
01 – Transposição de águas do Rio Tocantins para o Rio Parnaíba.
02 – Conclusão das obras do Porto de Luiz Correia.
03 – Implantação da Ferrovia TRANSPIAUÍ, em substituição da EFCP, para transporte de passageiros, carga em geral e minerais.
Neste artigo, escreverei sobre a transposição de Águas do Rio Tocantins para o Rio Parnaíba.
Na década de 1980, em 3 oportunidades: Reunião da SUDENE, realizada na cidade de Parnaíba, em caráter especial; em Seminário realizado pela Fundação Rio Parnaíba, em nossa cidade, no Seminário Nacional sobre Navegabilidade do Rio Parnaíba, realizado pela FIEPI – Federação das Indústrias do Estado do Piauí, em nossa cidade, apresentei e defendi o Ante- Projeto sobre a Transposição de Águas do Rio Tocantins para o Rio Parnaíba.
O Ante-Projeto, com 10 (dez) folhas digitadas, e respectivos anexos, foi discutido pelos plenários desses 3 seminários, elogiados e aprovados.
Volto a focalizar sobre ante-projeto, para informar que tenho a intenção de entregar exemplar deste artigo nº 136, ao digno e dedicado Prefeito Municipal Francisco de Assis Moraes Souza, o qual exerceu dois mandatos de Senador do Estado do Piauí, a fim de que ele, em viagem a Brasília, transmita esse importante assunto ao conhecimento de digno e ilustre Presidente JAIR BOLSONARO e do competente Ministro Paulo Guedes.
O ante-projeto da TRASPOSIÇÃO de Águas do Rio Tocantins é viável e econômico, pois a transposição é por gravidade, sem uso de bomba, pois o Rio Tocantins é um Rio de Planalto e o Rio Parnaíba, com seus 1.450 quilômetros, é um Rio de Planície. O trajeto será através de afluente do Rio de Balsas, pelo Rio Balsas, até atingir o Rio Parnaíba.
Esse anteprojeto, sendo transformado em projeto e executado, proporcionará benefícios aos Estados do Maranhão e Piauí, elevando a produção de SOJA, nos dois Estados.
A administração e o nome do Excelentíssimo Presidente Jair Bolsonaro, merecerão os aplausos e gratidão das populações do Maranhã e Piauí, e ampliarão as Receitas dos Estados citados e do Governo Federal.
Tenho exemplares do ante-projeto mencionado, com 10 folhas digitadas disponíveis.
No decorrer deste escrito realcei ser indispensável a atuação do Governo Federal, ou seja, do Senhor Presidente JAIR BOLSONARO.
Voltarei ao assunto, se necessário.
Parnaíba, 20 de Dezembro de 2018
257º da Vila e 175º da Cidade
Lauro A. Correia
LAC/SNC