A definição em torno do nome que assumirá o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE) já ultrapassa os cinco meses. Somente agora, a Assembleia Legislativa irá lançar o edital que abre o processo de escolha do novo conselheiro, lugar antes ocupado por Anfrísio Lobão.
Segundo o presidente da Alepi, Themístocles Filho (PMDB), amanhã haverá reunião na casa para decidir quem assumirá o posto. O deputado evita falar sobre o assunto e escolhe não expor suas preferências. Mesmo após o Tribunal ter encaminhado à Casa a declaração de vacância, o início da eleição teve demora devido à busca de um nome de consenso entre o Legislativo e o Palácio de Karnak.
O deputado João Mádison (PMDB) afirma que “se a eleição fosse hoje, o [deputado] Mauro Tapety seria o mais forte”, afirma, embora alerte que quem deve tomar esta decisão é a casa e não o seu partido. Mádison reitera que a decisão é da Alepi, embora não descarte apoio do governador neste momento.
A polêmica em torno do nome de Tapety tem desagradado o PT, por querelas antigas entre o ex- -deputado e o partido. No entanto, Themístocles e Wellington estiveram reunidos em busca de um consenso sobre o assunto e parecem ter chegado a uma conclusão. Ainda segundo João Mádison, Tapety é “um candidato que tem um apoio muito grande da casa”.
Fonte: Jornal O Dia