Durante a sessão de ontem, dia 11, na Assembleia Legislativa, os deputados aprovaram a autorização para que o Governo do Estado contrate um novo empréstimo junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Serão solicitados US$ 320 milhões para financiamento dos projetos ‘Piauí: Crescimento Sustentável e Inclusivo’, na modalidadede empréstimo para políticas de desenvolvimento e ‘Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão Social’, na modalidade empréstimo para abordagem multissetorial.
Também ontem, o secretário de Planejamento, César Fortes, foi até a Assembleia prestar esclarecimentos sobre a necessidade do novo empréstimo. De acordo com ele, os recursos serão aplicados em obras de infraestrutura e geração de emprego e renda em municípios do interior do Estado.
O superintendente de Cooperação Técnica e Financeira do Estado, Sérgio Miranda, também participou da reunião e esclareceu que parte dos recursos será aplicada através do Programa de Geração de Renda na Zona Rural (Progere), que deve beneficiar de agricultores através de projetos que proporcionem a melhoria de renda de suas famílias. A estimativa é de que os recursos do empréstimo sejam liberados em 2014, mas só devem começar a ser aplicados em 2015.
Fonte: Asscom