O União Brasil oficializou, em convenção partidária na Zona Leste de Teresina, neste sábado (30), a candidatura do médico ortopedista Sílvio Mendes ao governo do estado do Piauí. Na ocasião, o partido anunciou o nome de Iracema Portela (Progressistas) ao cargo de vice-governadora.

Esta é a segunda vez que Sílvio concorre para o cargo de governador do estado. Em 2010, filiado ao PSDB, chegou a ir para o segundo turno contra Wilson Martins (PSB), mas foi derrotado, levando 30% dos votos. Em 2004, filiado ao PSDB, foi eleito prefeito de Teresina e reeleito em 2008.

A candidata a vice na chapa é Iracema Portela, do PP, eleita três vezes para deputada federal. Ela tem 56 anos e é natural de Teresina.

Esteve presente no lançamento da candidatura, o ministro da Casa Civil, eleito senador pelo Piauí, Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, partido coligado com o União Brasil para a candidatura. Os outros partidos coligados são PDT, PTB, Avante, PSDB e Cidadania.

Na convenção, as siglas anunciaram também as candidaturas de Joel Rodrigues (Progressistas) para o Senado. Ele tem 52 anos, é natural de Floriano, técnico em contabilidade. Ele foi eleito vereador na cidade por três vezes, já foi deputado e prefeito de Floriano duas vezes.

“A saúde vai funcionar, prometo a vocês. E a educação vai deixar de dar maus exemplos, como de corrupção. Os jovens terão novos horizontes. Vamos proteger o setor privado, o pequeno e o grande empresário, principalmente os pequenos, sem esquecer lá do cerrado”, declarou Sílvio Mendes.

Propostas

Ao falar sobre propostas de governo, Sílvio Mendes afirmou que pretende:

  • Valorizar os servidores públicos para prestar bons serviços;
  • Proteger o setor privado;
  • Focar na educação, saúde e infraestrutura do estado;

Sobre Sílvio Mendes

Sílvio Mendes de Oliveira Filho nasceu em Campo Maior, é médico ortopedista e tem 72 anos.

É formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no ano de 1974 e especializou-se em ortopedia pela Universidade de São Paulo (USP).

Entre 1994 e 2004, foi presidente da Fundação Municipal de Saúde nas gestões dos prefeitos Wall Ferraz (1993/1995) e Chico Gerardo (1995/1996) e nos dois períodos de Firmino Filho (1996/2004).

Acumulou esse cargo com a presidência do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde em 1997, em 2001 e em 2003. Nesse período, implantou o Programa Saúde da Família em Teresina.

Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), concorreu à prefeitura de Teresina no pleito de outubro de 2004, sendo eleito no segundo turno com mais de duzentos mil votos. Assumiu o cargo em 1° de janeiro de 2005. Reeleito em 2008, foi empossado em 1º de janeiro de 2009.

Como médico, atuou no Pronto-Socorro do Hospital Getúlio Vargas de Teresina e no Ministério da Saúde. Presidiu o Conselho Municipal de Saúde e o Conselho de Secretários de Saúde do Piauí. Foi ainda membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e do Conselho do Centenário da Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

Com informações do G1 Piauí

Foto: Apoliana Oliveira