A Assembléia Legislativa do Piauí (Alepi) vota remotamente, nesta segunda-feira (11), mensagens encaminhadas à Casa pelo governador Wellington Dias (PT) que dizem respeito a antecipação do feriado do Dia do Piauí e autorização para novas operações de crédito junto à instituições financeiras.
Oficialmente comemorado no dia 19 de outubro, a proposta adianta as celebrações pelo aniversário do estado para a próxima sexta-feira (15), uma tentativa de proporcionar condições para o cumprimento das medidas de isolamento social, ainda distante do percentual mínimo recomendado pelas organizações de saúde.
A proposição, no entanto, ainda será lida em Plenário antes de seguir para as comissões técnicas do legislativo estadual, para só então ser apreciada e aprovada pelos deputados.
Dada a proximidade da data requisitada, a tramitação da matéria deve ser agilizada pelos parlamentares.
Aprovadas pelos colegiados, a redação final das mensagens que autorizam o Poder Executivo a contratar empréstimo junto ao Banco do Brasil (BB), no valor de R$ 1 bilhão, e autoriza aditivo em operação de ativo no Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) precisam da aprovação plenária.
Fonte: Jornal O Dia