Nesta terça-feira, 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para lembrar a data, o Jornal da Costa Norte recebeu a presidente da Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Parnaíba (AMA), Patrícia Gondim. Antes da entrevista, foi exibida uma matéria feita pelo pequeno João Neto, YouTuber parnaibano que também é autista. No vídeo, o garoto de oito anos foi às ruas para saber se as pessoas entendem sobre o autismo.

No estúdio, Patrícia lembrou das dificuldades de lidar com o autismo no meio familiar, desde quando vem o diagnóstico, geralmente nos primeiros momentos da vida. “A maioria das famílias vão sofrer, desanimar e ter depressão. Quando se trata de um autismo leve e moderado, onde a pessoa vai conseguir ter uma certa independência, tudo bem. Mas quando se descobre que é um autismo severo você entra mesmo em um grande sofrimento”, explicou.

A presidente da AMA, no entanto, destaca o papel da instituição no acolhimento dessas famílias. “Nós transformamos essa dor em esperança, em alegria. Tudo que nosso filhos fazem pode ser simples para outras pessoas, mas para nós é uma evolução grande. Ir ao supermercado, comer sozinho, fazer sua própria higiene, conversar com as pessoas, isso para nós é uma vitória”, emocionou-se Patrícia, ao comentar sobre a luta diária na convivência com o autismo.

Ela ressalta ainda a carência de políticas públicas voltadas a atender pessoas nesta situação. “Quando é criança e jovem tem a assistência como nós da AMA. Mas quando ficam adultos, que não foram trabalhados desde a infância, acabam não tendo condição do convívio social ai ficam isolados em casa. O autismo em si não é doença, mas eu digo que as famílias com autistas acabam ficando doentes, com depressão, falta de esperança e medo do futuro”, completa.

Neste aspecto, torna-se ainda mais importante o trabalho da Associação de Mães e Amigos dos Autistas, funcionando nas instalações da Faculdade Internacional do Delta, que cede o espaço gratuitamente. “É justamente fazer esse acolhimento. Mostrar para quem está chegando que se nós conseguimos, a pessoa também vai conseguir”, finaliza. A AMA atende 167 crianças e conta com a parceria da Prefeitura de Parnaíba e também de um grupo de voluntários.