Dias 25 e 26 de agosto Parnaíba recebe a ATeliê voadOR Companhia de Teatro, da cidade de Salvador (BA), contemplada com o prêmio Myrian Muniz para a realização de um projeto de circulação com o espetáculo “O diário de Genet”. A Companhia realizará ainda em Parnaíba uma oficina de teatro e apresentará também o espetáculo “Coral uma etno(cena)grafia”.

“O diário de Genet”, que será apresentado na terça (26) às 18h no Sesc Avenida, tem texto e direção de Djalma Thürler e é um mergulho da obra de Genet, um avanço na compreensão da ideia de cárcere, “nessa peça abandonamos as grades e focamos nos aprisionamentos culturais, demos as mãos às teorias de Foucault e fizemos a mais política das três peças”, diz o diretor, que vem se dedicando a discutir temas ligados a subalternidade. Recentemente o trabalho recebeu prêmios de melhor espetáculo e melhor ator no “27º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau”.

Já “Coral uma etno(cena)grafia”, que será a presentada também nessa terça (26) às 20:30h no Sesc Avenida é uma produção teatral em torno de um tema que tem sido muito caro aos seus integrantes, as discussões sobre os sistemas culturais que aprisionam os corpos, os desejos, as pessoas. Dessa vez a Companhia faz um pouco de etnografia através do teatro. Inspirado pelo livro de Camilo Braz (“À meia luz… uma etnografia em clubes de sexo masculinos”) e Djalma Thürler cria três histórias que de modo geral costumam despertar forte carga de reprovação moral e repugnância estética.

A oficina acontece dia 25 e terá como base a desconstrução do corpo hegemônico e proposição de um corpo sem órgãos. A partir de movimentos práticos, os alunos farão um aquecimento corporal e práticas de jogos e técnicas da dança contemporânea que foram utilizados para a elaboração dos movimentos e estrutura do espetáculo “O diário de Genet”. A oficina e destinada para dançarinos, bailarinos, atores e estudantes de Artes.

Serviço:

“O diário de Genet”

Classificação 16 anos

Terça-feira, 26 de agosto às 18h

No Teatro do Sesc Avenida

Entrada gratuita

“Coral uma etno(cena)grafia”

Classificação 16 anos

Terça-feira, 26 de agosto às 20h30min

Espaço Multiuso do Sesc Avenida

Entrada gratuita

Fonte: Ascom