A má postura pode ter impactos significativos na saúde, afetando não apenas a estrutura musculoesquelética, mas também diversos sistemas do corpo. Quando inadequadas, elas podem levar a dores crônicas nas costas, pescoço e ombros, resultando em desconforto físico e limitações na mobilidade.
Dessa forma, praticar atividade física é crucial para corrigir a má postura, pois fortalece os músculos responsáveis pelo suporte e alinhamento do corpo, melhora a flexibilidade e a consciência corporal Por isso, a seguir, confira algumas atividades físicas que podem te ajudar a melhorar a postura!
- Pilates
O pilates ajuda no fortalecimento do core, melhorando a estabilidade e alinhamento do corpo. Os exercícios focados no controle do centro do corpo fortalecem os músculos abdominais e das costas, contribuindo para uma postura mais ereta e equilibrada.
“O pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde os atletas aos sedentários, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação”, afirma Rafael Vasconcelos, fisioterapeuta e especialista em pilates.
- Yoga
A prática regular de yoga inclui posturas que fortalecem e alongam os músculos, melhorando a flexibilidade e alinhamento postural. O foco na respiração e a consciência corporal ajudam na correção de desalinhamentos posturais.
“As práticas físicas trabalham com exercícios de flexões, extensões, torções, permanências e inversões, com o objetivo de fortalecer e alongar a musculatura do corpo e melhorar a mobilidade da coluna”, explica a psicóloga e professora de yoga Laila Gadel Marinho.
- Treinamento funcional
Este tipo de treinamento envolve movimentos que imitam atividades da vida diária, fortalecendo músculos específicos usados para manter uma postura adequada durante diferentes movimentos e posições.
“A prática das atividades funcionais pode ser feita ao ar livre, em circuitos montados com cones, pneus, cordas, bolas e fitas, além de exercícios em ambientes fechados com halteres, barras, bastões, elásticos, pranchas de instabilidade e a principal ferramenta: o peso do próprio corpo”, conta o personal trainer Ary Linz.
- Musculação
Ao fazer musculação, a pessoa fortalece os músculos do core (músculos da região abdominal e lombar) e, assim, oferece mais estabilidade e suporte para a coluna. Isso, consequentemente, favorece a postura corporal, diminuindo as dores nas costas e corrigindo os desequilíbrios musculares.
- Exercícios de alongamento
Rotinas regulares de alongamento ajudam a relaxar e alongar os músculos tensos, promovendo flexibilidade e alívio de tensões que podem afetar a postura. “Alongar-se é sempre indicado, já que corrige a postura e fortalece os músculos de forma equilibrada, atuando em todo o corpo”, explica Alessandra Dianin, profissional de educação física com especialização em Biomecânica.
- Natação
A natação fortalece diversos grupos musculares, incluindo os das costas, ombros e abdômen, ajudando a melhorar a postura e a sustentação corporal. “Quem pratica atividades aquáticas conquista melhor condicionamento físico e qualidade de vida. Com o tempo, você sente suas pernas e braços mais firmes e percebe que houve um fortalecimento muscular na área do abdome”, conta Mariana Onias, personal trainer.
- Dança
Estilos de dança que enfatizam a postura, como balé e dança contemporânea, promovem o alinhamento corporal, fortalecendo os músculos centrais e das pernas.
“As danças não são apenas uma forma de entretenimento, mas também uma atividade física que pode oferecer uma série de benefícios para a saúde. Além de melhorar a coordenação, flexibilidade e equilíbrio, as danças também podem ajudar a aumentar a resistência cardiovascular e a força muscular”, enfatiza José Corbini.
Fonte: Estadão Conteúdo