Um esporte que vai além da luta; Karatê-Do Tradicional, que preserva a essência dessa arte marcial milenar.

O mestre Dráusio Valentim é professor dessa modalidade esportiva. Ele é diretor chefe do Instituto de Filosofia e Ciência de Karatê-Do Tradicional em Parnaíba, que tem revelado novos talentos piauienses no esporte.

Um desses novos talentos foi descoberto através de um projeto voluntário desenvolvido por um aluno do mestre Dráuzio no município de Cabeceiras do Piauí. Com apenas 18 anos de idade, Clara Santos se saiu bem no Campeonato Mundial de Karatê-Do realizado pela primeira vez no Brasil, no estado do Rio Grande do Norte. Com ajuda de uma vaquinha virtual, a atleta chegou lá e conquistou um título inédito.

“O objetivo era se destacar entre as dez melhores, mas com todo esforço e dedicação, concentração, a gente conseguiu chegar lá no topo e trazer essa medalha para o Piauí”, disse ela em entrevista à TV Costa Norte.

O trabalho prossegue. Segundo o mestre Dráusio, o objetivo é descobrir cada vez mais talentos para o esporte e trazer mais medalhas para o Piauí.

“O Piauí hoje é um celeiro de atletas, essa é uma grande verdade […] Assim como a Clara, nós temos muitos atletas em todo o território do nosso estado, o que nos falta é apoio para que essa modalidade seja passada para novos adeptos, porque qualidade técnica nós sabemos que temos, temos bons professores, temos bons instrutores”, disse.