Atletas mirins de Parnaíba se destacam em competições de skate regionais e nacionais
O desempenho dos skatistas brasileiros em diversas competições mundiais, incluindo os Jogos Olímpicos, tem popularizado o skate no Brasil e atraído cada vez mais fãs e adeptos. Em Parnaíba, a história não é diferente, com atletas mirins já participando de competições nacionais.
Miguel Victor, de apenas 12 anos, é um exemplo disso. Ele vive e respira skate. Só em 2024, participou de seis campeonatos da modalidade. Sob a orientação do pai, o skatista Victor Rufino, Miguel planeja alcançar voos ainda mais altos no esporte e inspirar outros jovens a seguirem o mesmo caminho.
“É bom procurar o esporte, porque eu era muito sedentário […] Aí eu comecei a andar de skate”, disse Miguel.
Victor Rufino é um skatista veterano de Parnaíba, com mais de 17 anos de experiência. Movido pela paixão pelo skate, ele criou a “Escolinha do Tio Victor”, um projeto comunitário que oferece oportunidades para crianças da região se destacarem na modalidade.
“Aqui a gente faz um trabalho comunitário com algumas crianças do bairro, crianças que não têm condições de comprar skate. A gente vai dando uma peça”, explicou Victor Rufino.
Maria Alice, de 9 anos, também brilha no esporte. Ela já é bicampeã piauiense em sua categoria e mostra que as meninas também têm espaço e talento no skate.
O skate é sinônimo de adrenalina e comprometimento. Segundo Victor Rufino, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos skatistas em Parnaíba, a determinação dos praticantes se mantém firme. “Nossa pista está precisando de uma pequena reforma, tá cheio de buracos. E a gente pede o apoio pro pessoal que corra pra dar uma olhada no nosso trabalho, para ver as crianças praticando o esporte. Cada vez mais, nossa meta é trazer a criançada, tirando da rua e usando o skate como uma ferramenta de transformação”, destacou.
Este ano, Miguel Victor deve competir novamente no Campeonato Brasileiro, mas precisa de apoio financeiro e patrocínio para concretizar esse sonho.
“A maior dificuldade da gente hoje em dia se encontra nas passagens pra viajar”, lamentou Victor Rufino.
Com a garra dos jovens atletas e o suporte de iniciativas como a “Escolinha do Tio Victor”, o skate em Parnaíba continua ganhando espaço e inspirando uma nova geração de praticantes.