Nesta sexta-feira (24), a partir das 16h, os professores em greve da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizarão um ato público na Avenida Frei Serafim, em frente ao supermercado Hiper Bompreço, em alusão aos 100 dias de paralisação da categoria.
Durante o protesto, serão distribuídos informes à população explicando os motivos que levaram os docentes a rejeitarem as propostas apresentadas pelo governo federal e continuarem o movimento grevista. Um bolo de aniversário dos 100 dias de greve será oferecido a todos que estiverem presentes no ato público. Outras categorias do serviço público federal que também estão paradas participarão da manifestação.
Os docentes reivindicam a reabertura das negociações com o governo federal, uma vez que um acordo foi assinado com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), entidade que representa apenas 3% das universidades em greve.
Para esta quinta-feira o Comando Nacional de Greve (ANDES-SN) recomendou que emails fossem enviados para a presidente Dilma Rousseff chamando a atenção para a responsabilidade com a Educação Federal. Seguindo o mesmo ritmo, o Comando Local de Greve da UFPI programou uma chuva de emails para a bancada federal dos deputados do Piauí.
Ontem (21), o Comando Nacional de Greve apresentou uma contraproposta elaborada pelos docentes reafirmando tanto ao governo quanto a sociedade a disposição da categoria em negociar a reestruturação da carreira.O impacto da contraproposta é de R$ 9,4 bilhões, resultando numa redução de mais de 35% em relação a proposta original.O documento foi entregue aos parlamentares e será protocolado junto aos ministérios da Educação e do Planejamento.
Fonte: Ascom