“Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino”, estimula professores a usar o teatro nas escolas.

O projeto “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino”, lançado pelo reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Batista, chega a Parnaíba nesta quarta-feira. Desenvolvido pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UESPI e pela atriz Bid Lima, o projeto é voltado aos educadores e visa estimulá-los a inserir o teatro no ambiente escolar.

 O objetivo é mostrar aos professores como o teatro pode ser uma importante ferramenta para melhoria do processo ensino/aprendizagem, contribuindo para aspectos que vão desde a socialização até a ampliação do olhar crítico de alunos e professores. Para isso, serão realizados oficinas e debates, atividades como práticas teatrais e aulas teóricas.

Coordenadora do “Abrindo as Cortinas”, Bid Lima defendeu a diversificação dos métodos de ensino/aprendizagem com experimentações como a utilização do teatro nas escolas. “Se a gente quer tentar fazer uma educação diferente, temos de colocar nossas ideias em prática. Temos de utilizar recursos e métodos para experimentar se a gente pretende fazer uma educação mais humanizada”, disse a atriz em seu pronunciamento na solenidade de lançamento do projeto.

Para o reitor da Uespi, Nouga Batista, o “Abrindo as Cortinas” tem relevância, entre outros fatores, por “permitir que a sociedade piauiense encontre outros valores na universidade para além daquelas da formação da graduação”.

O cronograma prevê atividades durante os meses de setembro e outubro de 2014 para alunos do Parfor/UESPI também nas cidades de Valença do Piauí, União e Barras. Todo o processo da oficina será documentado e serão editados um livro e um vídeo documentário, que serão distribuídos a professores e escolas de todo o país.

Mais informações na página do projeto no Facebook

https://www.facebook.com/events/1472888356329536/

Fonte: Coordenação Parfor/Uespi