Aconteceu na manhã desta terça-feira (23) uma audiência pública na Câmara Municipal de Parnaíba com objetivo de discutir a situação do transporte coletivo na cidade. A cooperativa responsável por prestar o serviço tem sido alvo de constantes reclamações.
O fato é que as vans, que entraram em atividade como transporte alternativo, acabaram se tornando – ao longo dos anos – a única opção de locomoção pública coletiva na cidade. O aumento no relato de problemas veio junto com o crescimento no fluxo de passageiros.
Em meados de 2011, ainda na gestão de José Hamilton, a Prefeitura de Parnaíba abriu licitação para que empresas passassem a atuar através de linhas de ônibus. Mas uma liminar obtida pela cooperativa, no Tribunal de Justiça do Piauí, impediu a concretização do procedimento.
O secretário de Transportes de Trânsito, Heleno Maia, reconheceu a deficiência no sistema, mas lembrou que parte da frota foi substituída por micro-ônibus e os trabalhadores do setor passaram por cursos de capacitação, como foco no relacionamento com os passageiros.
Ainda de acordo com ele, uma empresa foi contratada pelo Poder Executivo Municipal com o objetivo de realizar um estudo técnico a respeito do trânsito em Parnaíba. “A partir do resultado vamos executar as melhorias cabíveis”, argumento o secretário.