audiencia

Para assegurar melhorias no mobilidade e acessibilidade em Parnaíba para gerações futuras, que a Gestão Municipal e a Sociedade Civil estiveram reunidas na tarde de quinta-feira (16/04) no auditório da Secretaria de Educação para um segundo momento de análise e discussão para construção do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana (PMMAU) da cidade.

Em seguida, o plano será transformado em lei e sua execução surtirá resultados a longo prazo. Estiverem em análise sugestões de melhoramentos de vias e logradouros públicos; estacionamentos terminais, estações e demais conexões, pontos para embarque e desembarque de passageiros e cargas; Sinalização viária e de trânsito; equipamentos e instalações; instrumentos de controle, fiscalização, arrecadação de taxas e tarifas; e equipamentos e instrumentos de informações.

O município de Parnaíba atualmente detém quase 72 mil veículos e entre as soluções sugeridas no plano é a implantação de 120 quilômetros de corredores para ônibus, bem como a implantação de 70 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas nos canteiros centrais. Além disso, a redução de estacionamentos e a utilização de estacionamentos rotativos, bem como mais infraestrutura para os pedestres, entre outras propostas. O Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana será concluído ainda este mês para ser transformado em lei. A ação está conforme a Lei nº 12.587/2012.

Fonte: Proparnaíba