Os dois primeiros cursos de Residência Médica, que não são na capital Teresina, tiveram aula de inaugural no final da tarde de segunda-feira (06/03) no Curso de Medicina no anexo da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba. As especialidades são de Clínica Médica e Cirurgia Geral que funcionam no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).
Para o médico-aluno Rubens Chaves, o curso de duração de dois anos, é importante na qualificação que tem repercussões na saúde da comunidade. Na oportunidade o diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), o médico Alderico Gomes Tavares, realizou uma visita ao Curso de Medicina, representando o secretário de estado da Saúde, Francisco Costa. As residências médicas em Parnaíba compreendem um processo de descentralização de qualificações em saúde.
O programa de residência médica, nas especialidades Clínica Médica e Cirurgia Geral, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, deverá assegurar mais conhecimentos aos profissionais para que possam ofertar atendimento mais qualificado.
Por Daniel Santos