Foto em destaque: Francisco M Souza Junior

Hoje, 20 de janeiro, celebra-se o dia de São Sebastião, um santo reconhecido por sua história de fé, coragem e dedicação. Embora não seja o padroeiro oficial de Parnaíba, o nome de São Sebastião está profundamente ligado à história da cidade, principalmente por batizar uma das avenidas mais importantes da região.

Símbolo do desenvolvimento socioeconômico de Parnaíba, a Avenida São Sebastião impressiona por sua imponência e representatividade. Além de ser um polo estudantil, com a Universidade Federal localizada ao longo de seu percurso – além de outras instituições de ensino públicas – a via é um ponto de grande circulação, atraindo moradores e turistas que a percorrem diariamente de ponta a ponta.

O presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, Reginaldo Júnior, destaca que o crescimento da avenida reflete diretamente a expansão e o progresso da cidade, consolidando-a como um marco histórico e econômico.

“A Avenida São Sebastião, naquele tempo, era composta por casebres, pequenas casas em uma região meio esquecida da cidade. Mas, em 1925, o Monsenhor Roberto Lopes construiu uma pequena capela ali, mobilizando os moradores da área para mantê-la. Em 1940, ele realizou um grande sonho: com a ajuda da população, construiu a Igreja de São Sebastião em comemoração aos seus 50 anos de vida sacerdotal. Monsenhor Roberto Lopes foi o precursor desse grande legado da Avenida São Sebastião. Posteriormente, nos anos seguintes, tivemos o Dr. Mirocles Campos Veras, prefeito à época, que iniciou a construção da avenida até a Rua Tabajara. Já nos anos 1980, durante a gestão do Dr. João Silva Filho, a Avenida São Sebastião foi estendida até o entroncamento com a BR-343, onde hoje fica o cruzamento com a Avenida João XXIII”

Avenida São Sebastião no início de sua construção. Foto: reprodução

Atualmente, a Avenida São Sebastião concentra os principais espaços de entretenimento da cidade, tornando-se um ponto de passagem obrigatório para quem deseja acessar esses locais. É também um espaço propício para a prática de atividades físicas, o que explica o apreço dos parnaibanos por essa via tão simbólica.

O dia de São Sebastião é um dia de celebração na comunidade católica, a escolha do nome da avenida em sua homenagem reflete sua importância espiritual e histórica. O historiador explica a razão dessa escolha.

“Foi uma ideia inspirada de Monsenhor Roberto Lopes, que decidiu homenagear este grande santo. A construção da Igreja de São Sebastião foi parte dessa homenagem, consolidando o nome do santo como símbolo de fé e resiliência na história de Parnaíba.”

A Avenida São Sebastião é um retrato vivo das histórias que cruzam seus caminhos. Cada passo, pedalada ou olhar curioso de um visitante carrega a energia de uma cidade que cresce sem esquecer suas raízes.