Pesquisa foi divulgada no Jornal "Agora" da Rede Meio Norte. (Imagem: Reprodução)
Pesquisa foi divulgada no Jornal “Agora” da Rede Meio Norte. (Imagem: Reprodução)

O candidato Wellington Dias (PT) seria eleito hoje governador do Piauí no primeiro turno, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte. Wellington tem 52% da intenção de voto estimulada do eleitor do Piauí. O governador Zé Filho (PMDB), candidato a reeleição, tem 24%. Mão Santa (PSC) alcançou 6%.

Daniel Solon (PSTU) ficou com 1%. Os candidatos Maklandel Aquino (PSOL), Lourdes Melo (PCO) e Neto Sambaíba (PPL) obtiveram menos de 0,5%. Os eleitores que não sabem em quem votar de forma estimulada para governador ou preferem não responder são 12%. Os que afirmaram que votam em branco ou nulo somaram 4%.

A pesquisa foi realizada de 06 a 08 de setembro com mil eleitores com idade superior a 16 anos, residentes e eleitores no Piauí, de todos os segmentos socioeconômicos e demográficos em 55 municípios do Estado.

Os municípios pesquisados são Alegrete do Piauí, Altos, Amarante, Antônio Almeida, Arraial, Avelino Lopes, Baixa Grande do Ribeiro, Barras, Batalha, Bela Vista do Piauí, Beneditinos, Betânia do Piauí, Bom Jesus, Boqueirão do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Caracol, Castelo do Piauí, Cocal, Corrente, Curralinhos, Dom Inocêncio, Elesbão Veloso, Esperantina, Floriano, Francisco Macedo, Fronteiras, Guadalupe, Ilha Grande, Itaueira, José de Freitas, Lagoa de São Francisco, Luzilândia, Madeiro, Miguel Alves, Murici dos Portelas, Oeiras, Palmeira do Piauí, Palmeirais, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pimenteiras, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, Queimada Nova, Santa Rosa do Piauí, São Raimundo Nonato, Tanque do Piauí, Teresina, União e Valença do Piauí.

As cotas utilizadas para a seleção do entrevistado foram gênero, idade, escolaridade, renda familiar e situação perante o trabalho, sendo calculadas proporcionalmente a cada estrato de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo de 2010 e PNAD 2012 e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Cadastro de Eleitores de 2014.

A margem de erro estimada para o conjunto da amostra é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral protocolada sob o Nº BR – 00586/2014 e sob o Nº PI – 00128/2014, no dia 05 de setembro de 2014.

Na espontânea, Wellington tem 37% e Zé Filho 17%

O candidato Wellington Dias tem 37% de intenção de voto espontânea entre os eleitores do Piauí. Zé Filho tem 17%; Mão Santa registrou 3% e Daniel Solon 1%.

Os candidatos Maklandel Aquino (PSOL), Lourdes Melo (PCO) e Neto Sambaíba (PPL) obtiveram menos de 0,5%. Os eleitores indecisos na espontânea somaram 37%. E os que responderam que votam em branco ou nulo são 4%.

Na pesquisa espontânea o entrevistador faz apenas a seguinte pergunta: “Se a eleição para governador do Piauí fosse hoje, em quem você votaria?”, sem apresentar a lista dos candidatos na disputa pelo Governo.

A pesquisa Vox Populi tem margem de erro estimada para o conjunto da amostra de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral protocolada sob o Nº BR – 00586/2014 e sob o Nº PI – 00128/2014, no dia 05 de setembro de 2014.

Mão Santa tem maior rejeição com 12%; Zé Filho tem 10%

O candidato a governador Mão Santa tem a maior rejeição estimulada junto aos eleitores do Piauí. 12% dos eleitores reponderam que não votariam de jeito nenhum no candidato do PSC. Zé Filho é rejeitado por 10% do eleitorado do Piauí. Wellington Dias ficou com 8%. Daniel Solon é rejeitado por 4%.

A candidata Lourdes Melo também é rejeitada por 4%; mesmo percentual de Neto Sambaiba. O candidato Maklandel Aquino tem 3% de rejeição entre os eleitores do Piauí. 3% responderam que não votam em nenhum dos candidatos a governador e 17% afirmaram que podem votar em qualquer um dos nomes que disputam o Governo. Os eleitores que não sabem ou não quiseram respondem quem rejeitam pra governador são 36%.

A margem de erro estimada para o conjunto da amostra é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa Vox Populi foi registrada junto à Justiça Eleitoral protocolada sob o Nº BR – 00586/2014 e sob o Nº PI – 00128/2014, no dia 05 de setembro de 2014.

Wilson Martins tem 37% e Elmano Férrer 32% para o Senado

O candidato Wilson Martins (PSB) tem 37% da intenção de voto estimulada para o Senado. Elmano Férrer (PTB) aparece com 32%. Os candidatos Professor Claudionor (PPL), Gustavo Henrique (PSC) e Geraldo Carvalho (PSTU) têm, cada, 1%. O candidato Aldir Nunes (PCB) ficou com menos de 0,5%.

A pesquisa tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Wilson pode então variar entre 40,1% e 33,9%. Já Elmano pode atingir de 35,1% até 28,9%.

Os eleitores que não sabem ou não quiseram responder na pesquisa estimulada para senador são 20%. Os que votam em branco ou nulo totalizam 6%.

A pesquisa Vox Populi tem um intervalo de confiança de 95% e foi registrada junto à Justiça Eleitoral protocolada sob o Nº BR – 00586/2014 e sob o Nº PI – 00128/2014, no dia 05 de setembro de 2014.

Wilson tem 24% na espontânea e Elmano 23%

A intenção de voto espontânea mostra o candidato Wilson Martins com 24% de intenção de voto e Elmano Férrer com 23%. Os dois estão tecnicamente empatados na espontânea para o Senado. Os candidatos Gustavo Henrique e Professor Claudionor pontuaram, cada, 1%. Geraldo Carvalho e Aldir Nunes obtiveram menos de 0,5%.

Os eleitores que não sabem ou não quiseram responder na espontânea para senador são 45%. Os que votam em branco ou nulo de forma espontânea são 5%.

Na pesquisa espontânea o entrevistador faz a seguinte pergunta: “Se a eleição para senador pelo estado do Piauí fosse hoje, em quem você votaria?”, sem apresentar a relação de candidatos ao Senado.

A margem de erro estimada da pesquisa Vox Populi para o conjunto da amostra é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral protocolada sob o Nº BR – 00586/2014 e sob o Nº PI – 00128/2014, no dia 05 de setembro de 2014.

Wilson tem 10% de rejeição e Elmano 6%

O Instituto Vox Populi identificou que o candidato a senador Wilson Martins tem 10% de rejeição estimulada do eleitorado do Piauí. Elmano Férrer tem 6%. A pesquisa perguntou em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum para o Senado.

Professor Claudionor tem 5% de rejeição. Os candidatos Aldir Nunes, Geraldo Carvalho e Gustavo Henrique tem, cada, 4% de rejeição. Os eleitores que responderam que não votam em nenhum dos candidatos a senador também somam 4%.

23% dos eleitores não rejeitam nenhum candidato e podem votar em qualquer um, já os que não quiseram opinar sobre rejeição são 39%.

A margem de erro estimada da pesquisa para o conjunto da amostra é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral protocolada sob o Nº BR – 00586/2014 e sob o Nº PI – 00128/2014, no dia 05 de setembro de 2014.

Dilma Rousseff tem 63% e Marina Silva 21% no Piauí

A presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno no Piauí se a eleição fosse hoje, aponta pesquisa do Instituto Vox Populi. A candidata tem 63% da intenção de voto estimulada, contra 21% de Marina Silva (PSB). O candidato Aécio Neves (PSDB) tem 8%.

O candidato Pastor Everaldo (PSC) tem 1%. Os candidatos Mauro Iasi (PCB), Luciana Genro (PSOL), Zé Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Rui Costa Pimenta (PCO) obtiveram menos de 0,5%.

Os eleitores que não sabem ou não responderam na pesquisa estimulada para presidente são 4%. Os que votam em branco ou nulo são 2%.

A margem de erro estimada da pesquisa para o conjunto da amostra é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral protocolada sob o Nº BR – 00586/2014 e sob o Nº PI – 00128/2014, no dia 05 de setembro de 2014.

Na espontânea, Dilma tem 59% e Marina 19%

A candidata a reeleição Dilma Rousseff tem 59% da intenção de voto espontânea do eleitorado do Piauí. Marina Silva vem em segundo com 19%. O candidato Aécio Neves marcou 8%. Os outros candidatos somados alcançaram 2%.

Os eleitores que não sabem ou preferem não respondem em quem votar para presidente de forma espontânea são 11%. Os que votam em branco ou nulo são 2%.

A margem de erro estimada da pesquisa Vox Populi para o conjunto da amostra é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral protocolada sob o Nº BR – 00586/2014 e sob o Nº PI – 00128/2014, no dia 05 de setembro de 2014.

Marina Silva é a mais rejeitada pelo eleitor piauiense com 17%

Marina Silva tem a maior rejeição estimulada entre os candidatos a presidente no Piauí. 17% dos eleitores entrevistados na pesquisa Vox Populi não votam de jeito nenhum na candidata do PSB. Dilma tem 13% de rejeição, e Aécio Neves 12%.

O candidato Pastor Everaldo é rejeitado por 4%; Levy Fidelix por 3%. Os candidatos Zé Maria e Eymatem tem rejeição de 2%. Luciana Genro, Mauro Iasi e Eduardo Jorgem tem 1% de rejeição. O candidato Rui Costa Pimenta tem menos de 0,5%.

Os eleitores que não votam em nenhum dos candidatos são 1%. Os que poderiam votar em qualquer um dos candidatos são 12%. E os que não responderam ou não quiseram opinar sobre rejeição são 30%.

A margem de erro estimada da pesquisa Vox Populi para o conjunto da amostra é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral protocolada sob o Nº BR – 00586/2014 e sob o Nº PI – 00128/2014, no dia 05 de setembro de 2014.

Fonte: Meio Norte