Baleia em decomposição encalha na Praia de Maramar, em Luís Correia
Um animal marinho, possivelmente uma baleia-cachalote, foi encontrado encalhado na Praia de Maramar, em Luís Correia, na manhã desta terça-feira (19). A carcaça da baleia, já em avançado estado de decomposição, chamou a atenção de banhistas e moradores devido ao forte odor.
De acordo com a bióloga Suzana Bittencourt, do Instituto Tartarugas do Delta, ainda não se sabe a causa da morte do animal. Ela afirmou que o animal provavelmente morreu no mar e foi trazido até a costa pela correnteza, encalhando na praia.
O estado de deterioração é tão avançado que partes do corpo da baleia já se desprenderam. No local, técnicos do Instituto Tartarugas do Delta e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão analisando as condições da carcaça para identificar a espécie exata do animal, além de estimar seu tamanho e peso.
Equipes da Prefeitura de Luís Correia também foram mobilizadas para avaliar como será feita a remoção do corpo, uma operação que exige planejamento devido ao porte do animal e às condições do local.
“Eles vão cavar buraco e enterrar bem fundo, em um local da praia onde a maré não chegue”, explicou a bióloga.
Enquanto isso, o Instituto Tartarugas do Delta reforçou que a deterioração do corpo dificulta análises mais detalhadas, sendo necessário medir e avaliar as partes da carcaça para obter mais informações.