Uma baleia da espécie cachalote foi encontrada morta no fim da tarde do dia 08/04 por pescadores, na gleba Barro Vermelho, Praia dos Lençóis, no município de Paulino Neves, e até hoje (12/04) o mamífero se encontra na praia. A baleia tem cerca de 10 metros de tamanho, 1m40 de altura e pesa entre seis e oito toneladas, de acordo com estimativas da comunidade.
Segundo o secretário do Meio Ambiente de Paulino Neves, José de Nazareno Siva, quando o mamífero foi encontrado, provavelmente já tinha morrido há algum tempo, pelo estado de decomposição em que ela estava. Hoje, a situação está pior, de acordo denúncia de moradores, o animal está sem os dentes, que provavelmente foram arrancados por pessoas da localidade, o que é crime ambiental.
No dia em que a baleia foi encontrada, o secretário ligou para o Ibama e para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcMbio) para a remoção da baleia. O instituto informou que iria entrar em contato com o Parque dos Lençóis Maranhenses, pois provavelmente seria enterrada lá, por causa de toda a logística necessária para um deslocamento. Para para isso, é necessário o auxílio da Prefeitura de Paulino Neves. Segundo o IcMbio, o instituto não tem como retirar a baleia de lá. “É preciso de um trator”, disse Eugênia de Medeiros, coordenadora regional do IcMbio.
Segundo o biólogo Lúcio Macedo, a espécie não é comum no litoral do Maranhão. “Ela normalmente está mais presente na costa do Rio Grande do Norte. É muito raro aparecer por aqui, por questões como salinidade, a movimentação das correntes e alimentos. Para chegar aqui foi um esforço muito grande, talvez por isso tenha morrido”, explicou.
Fonte: G1/MA