Na quarta-feira (29/08), no Auditório do SEEBF-PI, o Sindicato dos Bancários do Piauí realizará Assembleia geral extraordinária com a presença de toda a categoria, associados ou não, de bancos púbicos e privados. O encontro avaliará a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em 24/08/2018, deliberação sobre as propostas específicas do Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste e deliberação acerca de paralisação das atividades por prazo indeterminado.
Após negociação iniciada em junho entre sindicatos e a federação dos bancos, no último sábado (25), a Fenaban apresentou uma proposta final, com reajuste salarial de 5% (aumento real de 1,18% sobre uma inflação do INPC projetada em 3,78%) e garantia de manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válida para os empregados de bancos públicos e privados do Brasil.
Caso seja aprovada, a primeira parcela da PLR será paga em 20 de setembro. A proposta prevê, ainda, acordo com validade de dois anos. Assim, ficariam garantidas, até 2020, a manutenção de todos os direitos e a reposição total da inflação (INPC), mais 1% de aumento real para salários e demais verbas em 1º de setembro de 2019.
Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), explica que o aumento é resultado de um longo período de reivindicação.
“Em tempos de golpe e retirada de direitos, que buscam o enfraquecimento da classe trabalhadora, os bancários conseguiram garantir, na mesa de negociação, aumento real maior e todos os direitos da CCT, para toda categoria. A unidade nacional, entre trabalhadores de bancos públicos e privados, sai fortalecida. Uma campanha num ano difícil que juntos conseguimos transformar em oportunidade”, afirmou.
Fonte: Portal Meio Norte