O Acordo foi firmado no último dia (11) (Foto: Divulgação)

Na manhã do dia 11 de abril foi assinado um convênio entre Prefeitura de Parnaíba, Iphan e Banco do Nordeste que credencia o município a contar com recurso do PAC Cidades Históricas. A assinatura aconteceu na sede da prefeitura e contou com a presença do prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco, do diretor do Banco do Nordeste Luiz Carlos Everton de Farias e da Superintendente do Iphan, Claudiana Cruz.

O convênio é o pioneiro no Nordeste e tem como finalidade valorizar a cultura e promover o desenvolvimento econômico e social das cidades históricas. Através dele o proprietário de um imóvel tombado poderá obter financiamento com juros baixos e calculados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. Além disso, imóveis até R$ 200 mil não serão hipotecados.

Segundo Claudiana Cruz, superintendente do Iphan no Piauí, essa é uma grande oportunidade de garantir a conservação desses imóveis. “O centro histórico de Parnaíba tem uma peculiaridade, é um centro vivo. É onde as pessoas moram, trabalham e se divertem, ocupando esses imóveis”, disse Claudiana.

Luiz Carlos Everton, Diretor de Administração de Recursos de Terceiros do Banco do Nordeste, falou que essa é uma oportunidade que Parnaíba não poderá deixar escapar. “Além desse convênio, vamos apoiar no funcionamento da Casa Grande da Parnaíba, fazendo uma pesquisa da vida e dos pertences de Simplício Dias da Silva”, ressaltou Luiz Carlos.

Estiveram presentes na assinatura, o Superintendente em exercício do Banco do Nordeste no Piauí, Francisco Lopes, o vice-prefeito Florentino Neto, a presidente da Câmara Municipal Neta Castelo Branco, a Superintendente da Secretaria do Patrimônio da União Ana Célia Coelho Madeira Veras, o Gerente do Ambiente de Gestão de Projetos Especiais do BNB.

Encerrando os discursos, o prefeito José Hamilton falou que Parnaíba tem um futuro promissor por conta das grandes parcerias que o município tem mantido com o BNB, Iphan e os demais órgãos públicos. “Parnaíba é fruto do trabalho de muitos”, disse o prefeito.

No prazo de 30 dias a Prefeitura de Parnaíba lançará o edital para que os proprietários dos imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico possam contrair o financiamento junto ao BNB e reformar seus imóveis.

Informações Ascom/PMP