A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) divulgou nesta sexta-feira (8), como será o funcionamento das agências bancárias durante a Semana Santa, na próxima semana. De acordo com a Federação, os bancos vão funcionar normalmente até a quinta-feira (14/04) e só não haverá atendimento na Sexta-feira da Paixão, dia 15 de abril, retornando o expediente normal na segunda-feira (18).

 

Segundo a Federação, no feriado de Tiradentes, comemorado em 21 de abril (quinta-feira), os bancos também estarão fechados, que assim como a Sexta-feira da Paixão, é feriado nacional. No dia 22 de abril, sexta-feira, o atendimento ao público acontece normalmente.

 

Bancos fechados no feriado? Saiba como pagar suas contas

 

Apesar do fechamento das agências no feriado, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking).

 

“Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (R$ 25,7 bilhões em 2020), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, explica o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.

 

Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento nos dias 15 e 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil aos feriados, ou seja, nos dias 18 e 22 de abril. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

 

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

 

Com informações da Febraban