O banho como lazer é muito atrativo; contudo, requer cuidados devido ao perigo que há nestes ambientes de água. O litoral do Piauí tem belas praias, bem como rios, o que torna o lugar destino de muitos turistas e de pessoas em busca de lazer. O 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí já se prepara para reforçar a segurança e alerta para cuidados principais enquanto ambiente banho.
“Quando você resolve, por exemplo, tomar banho em rio, as recomendações que nós passamos são a de que conheça o rio pra saber onde mergulhar, saber o que tem embaixo da água porque muitas pessoas naquele intuito de se divertir se deslocam até sem conhecer o local”, recomendou o major Christian Lima, comandante do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.
O rio Parnaíba e seus afluentes não oferecem condições de banho devido às águas embaçadas e barrentas. O que torna o banho de rio perigoso, inclusive com mortes registradas. A ingestão de alimentos, seguido de banho de rio ou mar pode trazer reflexos nos movimentos do corpo por conta da digestão. Outra realidade muito comum associada ao lazer é a ingestão de bebida alcoólica, o que lidera o alto número de afogamentos, inclusive com morte.
“Quando a pessoa ingere muita bebida alcoólica tem uma tendência de ficar mais corajosa e nessa coragem excessiva arrisca a vida. Isso também acontece no mar. O principal problema é a bebida alcoólica”, alertou o major Christian Lima.
É importante tomar banho sob a visão do salva-vidas. Água acima do umbigo representa perigo. É importante observar as correntes de repuxo no mar e se manter distante, utilizar de boias adequadas aumenta a segurança. Portanto, é preciso adotar todos os cuidados para que a diversão não vire tragédia.