A partir do início do período letivo de 2020.1, as bibliotecas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) devem receber 17. 356 mil novos livros, que serão distribuídos para todos os campi da instituição.

Com versões atualizadas, os livros foram adquiridos através de emendas parlamentares, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o valor final de R$ 1,530 milhão. As temáticas das obras abordam as grades curriculares dos cursos ofertados pela Uespi, de acordo com o sistema do Governo Federal.

Para o reitor em exercício, Evandro Alberto, os exemplares atualizados reforçam o tripé da instituição: ensino, pesquisa e extensão. “Essa aquisição de novos livros atende o desejo antigo de professores e alunos da Uespi. Nossa meta é que até o início do próximo período essas obras possam estar disponíveis para a comunidade acadêmica”, ressalta.

Segundo o chefe da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Uespi, Raimundo Nonato Dourado, as obras foram viabilizadas mediante o percentual de desconto das empresas, que finalizou com 40%. Diante desse requisito, a empresa vencedora da licitação em questão foi a Editora e Livraria Cultura do Estado de Tocantins.

Com a chegada dos novos livros, a Uespi passa a contar com um acervo de 34.976 mil exemplares. Atualmente, a instituição possui parceria com o Portal de Periódicos da Capes, com opção de acesso remoto via CAFe , que conta 98 bases de dados em diversas áreas, além de assinaturas de portais com mais de 2 mil periódicos nas áreas de engenharia e computação.

A diretora da Biblioteca Central, Nayla Kedma de Carvalho, destaca que a chegada dos novos livros é de suma importância, uma vez que garante que a biblioteca cumpra com um dos seus objetivos principais: o de dispor aos seus usuários obras atuais, necessárias ao suporte das atividades de ensino, pesquisa e extensão das graduações e pós-graduações.

Todos os 12 campi da instituição possuem biblioteca. Em 2019, o sistema de biblioteca registrou 8.838 empréstimos de livros, uma média de 25 empréstimos por dia. A comunidade pode fazer uso do acervo da biblioteca, ter acesso a internet e fazer pesquisas de trabalhos de conclusão de curso, de mestrado e doutorado. O empréstimo de livros é limitado à alunos e professores da instituição.

Além disso, a Uespi possui um site com 125 arquivos de bases de dados que envolvem todas as áreas de conhecimento. Nele, a comunidade acadêmica pode utilizar a área do usuário, sendo possível alterar senha, realizar renovações e reservas online, consultar posição de reservas, ver histórico de transações e ler notícias.

No campus Heróis do Jenipapo, localizado na cidade de Campo Maior, a instituição também conta com o projeto de extensão Biblioteca Móvel, que consiste em atender com leitura de livros as escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Residência Pedagógica, assim como espaços não escolares.

Fonte: CCOM