Neste final de semana a equipe do projeto Biomade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, acompanhou o desembarque do Camurupim (Megalops atlanticus), na praia da Barrinha, Ilha das Canárias, Araioses – MA.
O peixe tinha aproximadamente 50 kg e foi capturado pelos pescadores Antônio Pastor, Moises, Ismael e Domingo, utilizando linha e anzol apropriados para capturar e resistir à força dessa espécie. Ao chegar à praia os pescadores pesaram e em seguida desvisceram o pescado, para comercialização.
A pesagem é realizada de forma rústica e bem artesanal, utilizando pedras como bases de peso (pedras com pesos unitários diferentes) e do outro lado o pescado, tudo isso sustentado por tábuas. A comercialização é feita diariamente no período da tarde, o comprador se desloca até o rancho e leva o pescado capturado naquele dia.
Os pescadores são moradores da Ilha das Canárias que costumam sair para pescar semanalmente e ficam instalados em ranchos. Após o 4° dia de pesca desta semana, conseguiram capturar um total de 3 exemplares de Camurupim.
Segundo Sr. Antônio que pesca desde os 9 anos de idade, a temporada de pesca do Camurupim está finalizando, e nos próximos dias ele e sua equipe mudarão a espécie alvo de suas pescarias, investindo em outros pescados de elevado valor comercial, como é o caso da pescada e do robalo.
Durante a saída de campo os técnicos do Biomade, além da troca de informações sobre a atividade pesqueira, conversaram sobre o trabalho de conservação realizado na região e a importância dos pescadores nesse processo participativo.
“Acreditamos que o trabalho de conservação é feito por todos os atores envolvidos no meio: pescador, pesquisador, estudante, professor e setor público. É muito gratificante quando podemos sentir que o pescador apresenta interesse aos trabalhos de conservação, ainda mais quando conquistamos importantes colaboradores” afirmou Mario Neto coordenador do Projeto.
Fonte: Coordenação de Comunicação/ Instituto Tartarugas do Delta – Projeto Biomade