Foto: Divulgação

O Bloco Macacal completa nesse Carnaval, 13 anos. É composto especialmente por moradores do Bairro de Fátima. Também congrega inúmeras pessoas dos demais bairros da cidade, que ficam contagiados com a alegria e irreverência do Bloco.

O nome “Bloco Macacal” relembra a forma carinhosa como o Bairro de Fátima era conhecido. O nome Macacal faz referência ao tempo em que havia poucos habitantes no bairro e estes dividiam a mata fechada com grande número de macacos.

Em 2013, o Bloco traz pra avenida as “Lembranças da infância no Macacal”. Povoam nossa imaginação lembranças de um tempo mágico, quando as crianças podiam brincar livremente nos quintais, nos campinhos existentes no Bairro (como o Bariri), correr atrás das pipas, brincar de roda, “pegar parea” com o trem, que todas as tardes passava na “Beira da Linha” (hoje Av. Pe. Raimundo José Vieira), banhar na “Rua do bueiro” ( as mães ficavam loucas, e é claro que a gente fazia isso escondido!), pescar no Laborão (ou Cantagalo como alguns queiram) e tudo mais…

O Bloco homenageia os “ilustres” personagens, como por exemplo a “Viola”, donzela faceira que exagerava na maquiagem e adereços.

A “Beira da Linha” era um cenário especial. Lá tudo acontecia, as brincadeiras, jogos, brigas, machucados, “namoricos” (alguns acabaram em casamento). Todas as tardes o trem roubava a cena e se tornava o dono do espetáculo, atravessando o bairro nas suas idas e vindas. Muitos dos brincantes do Bloco Macacal foram à praia de Trem!

Alguns brinquedos foram muito significantes como: Pião, Pipa, Peteca, Bola e Bicicleta, sem esquecer do carro de rolimã, carrinhos de lata…

No momento em que muitas crianças são tratadas como adultos, ou não têm espaço para serem crianças de verdade, vimos destacar a importância da valorização da infância, do quanto é importante essa etapa da vida para a construção das relações de respeito e amizade, pois quem aprende as regras do jogo, aprende as regras da vida. Brincar é fonte de criatividade, socialização e muita aprendizagem.

Hoje o Bairro Macacal está bem mudado, acabaram-se os bueiros, as ruas de areia, a maioria dos campinhos. Mas a infância, essa, apenas “diferente”. Criança deve ser tratada como criança, em qualquer época, em qualquer situação.

PARTICIPE DO DESFILE

Dia 12 (terça – feira de carnaval)

Concentração as 16:30 ( avenida são Sebastião,nas proximidades do motel)