Escola Bolshoi (Foto:Divulgação)

Com quase 13 anos formando jovens na arte da dança no Brasil, a Escola do Teatro Bolshoi, está selecionando sete jovens piauienses para morar em Joinville, Santa Catarina, fazendo parte de um dos maiores grupos de balé do mundo. As escolas da Rede Estadual de Educação já estão sendo orientadas para instigar os alunos a participar das seleções.

Um convênio entre Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o Governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina, possibilita aos alunos de escolas públicas obtenção de uma bolsa de estudos em curso técnico-profissionalizante da Escola Bolshoi, que possui sua matriz na Rússia. Além de ensino gratuito, as crianças recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, atendimento fisioterápico e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso, devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino fundamental e médio.

Em 2013, serão oferecidas cinco vagas para os alunos da rede estadual. A coordenadora do Programa Mais Educação, Silvia Suzane, está sensibilizando os gerentes regionais, diretores e professores de Educação Física das escolas para buscarem os possíveis talentos de 9 a 11 anos de idade.

“A escola é essencial em toda a caminhada do aluno até que seja selecionado. Ela é a responsável por instigar e convencer alunos e pais de que a arte é promissora. Os monitores dos programas Mais Educação e Escola Aberta também contribuem nesse impulso, assim nascem grandes artistas”, declara a coordenadora da Seduc.

Os piauienses já formados pelo Bolshoi estão espalhados pelo mundo em companhias de dança no Canadá, Estados Unidos, no Rio de Janeiro, escolas de Teresina e do próprio Bolshoi.

Fases da Seleção
I-Motivação dos alunos- será realizado, por meio da GRE, a divulgação da Escola Bolshoi, com apresentação de vídeo institucional e palestras com temas como: o mundo da dança, o que é a profissão de bailarino, a quebra de preconceito; com isso cria-se um público para  a dança clássica, democratiza-se a cultura e estimula-se a criação nas escolas de núcleos de dança. A escola será responsável por motivar e pré indicar seus alunos.

II-Indicação – Etapa de observação dos interessados que consiste na indicação daqueles que demonstrarem habilidades de natureza artística, musical, psicomotora e cognitiva para participarem da seleção.

III-Seleção – A seleção será composta de duas etapas: a primeira, de caráter médico e fisioterápico (específica, postural, clínica e somatotipo); a segunda, de natureza artístico (musical, cognitiva e artística).

Ao término das três fases, é divulgado o resultado final, com a indicação dos alunos aptos para seguirem a formação na Escola Bolshoi.

Para tanto, apresentamos o cronograma para realização das atividades:

Março – Realização da 1ª Fase: Motivação. Responsável: GRE e os professores de Educação Física e dança das escolas Públicas da 4ª, 18ª, 19ª, 20ª e 21ª

Março/abril – Realização da 2ª Fase: Indicação. Responsável: Professores de Educação Física e dança/ SEDUC

Abril – Resultado dos alunos indicados para a seleção. Responsável – GRE/SEDUC

26/04/2013 – Realização da 4ª Etapa: Seleção. Responsável: Equipe da Escola Bolshoi de Joinville-SC em Teresina.

06/05 – Início das aulas na escola Bolshoi para as crianças selecionadas. Responsável: SEDUC