Foto: Helder Fontenele

Uma das maiores manifestações culturais do Nordeste mantém as suas raízes da cidade de Parnaíba, Litoral do Piauí, há pelo menos 114 anos. O Bumba meu Boi, dança folclórica que encanta pelas suas cores e pela batida dos tambores, tem no grupo Boi Rei da Boiada a forte expressão da cultura popular. O grupo completa 50 anos e comemora o cinquentenário com uma festa que percorre neste sábado (10) mais de 10 bairros da cidade parnaibana.João Batista Filho, presidente do grupo, autor das toadas e responsável pelos repentes, conta que o Rei da Boiada é uma tradição que ele mantem desde que recebeu o grupo do seu tio, mas que antes já havia passado pelo seu pai e avó.

O Rei da Boiada passou pelos bairro de Fátima, São Benedito, Campos, Pindorama, Rodoviária, Piauí, Morada da Universidade, Reis Veloso, Jardim dos Passaros, Planalto, Floriopólis, João XXIII e encerrou a festa no bairro Catanduvas.“É uma tradição que acompanha várias gerações. Uma das festas mais bonitas que acontece aqui na cidade e que leva uma multidão para as ruas. Hoje completamos 50 anos com uma grande festa no bairro Catanduvas, lugar onde tudo começou”, disse.

Com as cores oficiais vermelho, branco e amarelo, o grupo Rei da Boiada leva 182 integrantes para a rua para encenar a morte do boi. A apresentação, que mistura teatro e dança envolve a história de fazendeiro que possui um boi muito bonito e sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O boi é morto, sendo logo em seguida ressuscitado por um puxão no rabo e volta a dançar.

No dia 14, Parnaíba completa 169 anos e a apresentação da morte do Rei da Boiada é um dos eventos que integra a programação de aniversário da cidade.

Fonte: G1/ Piauí