Busca ativa intensifica barreiras sanitárias para identificação de casos de Covid-19 no litoral do Piauí
O Busca Ativa é um programa cujo objetivo é identificar pessoas infectadas pelo novo coronavírus, tratar de forma precoce pacientes e evitar a propagação da doença em 50 cidades do Piauí que apresentam grandes índices de transmissibilidade e de mortes por Covid-19. A partir desta quinta-feira (15) barreiras sanitárias estarão instaladas nas entradas de municípios piauienses que compõem a planície litorânea para fiscalizar a entrada de infectados pela doença.
Quem confirmou a informação foi o coordenador da Busca Ativa da Planície Litorânea, Leôncio Santos. “O programa Busca Ativa, que é uma iniciativa do Governador Wellington Dias juntamente com o secretário de Saúde Florentino Neto, tem intensificado as ações principalmente na planície litorânea que é uma região que recebe muitos turistas. O programa, este final de semana – quinta, sexta, sábado e domingo – estará nas principais entradas das cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia”, disse.
Leôncio explicou como acontecem as abordagens do programa a fim de convencer turistas infectados a retornarem. “A gente tem uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoios, então, os carros são abordados, os turistas são avaliados, se naquele carro tiver algum passageiro que esteja com sintomas da covid-19, ele desce, é avaliado pela equipe e é realizada a testagem, caso o paciente teste positivo, ele entra em um acompanhamento, nesse acompanhamento a gente tem o acompanhamento do médico, a gente faz todo um acompanhamento durante o período que se faz necessário – de 14 dias ou 21 dias, até que o paciente esteja recuperado”, explicou.
Para quem trabalha em algum dos municípios da planície litorânea, mas mora em outra cidade, não precisa se preocupar. “As pessoas que trabalham não são impedidas de entrar na cidade – elas são avaliadas, abordadas pela equipe como qualquer outro paciente, o nosso objetivo não é fazer com que os carros voltem – o nosso objetivo é de detectar precocemente o sintomático respiratório, mas dentre esses quatro municípios da planície litorânea, o município de Cajueiro da Praia tem um diferencial; no município de Cajueiro da Praia eles têm um decreto no qual eles permitem a entrada de pessoas que moram no local ou que tenham check-in já confirmado em hospedagem. Não será possível fazer o uso das praias, então nesse momento é muito importante a colaboração de todos, com uso de máscara, álcool em gel e a conscientização de quem puder ficar em casa.”