A Câmara Municipal de Parnaíba recepcionou o movimento escotista de Parnaíba durante sessão especial realizada na noite de sexta-feira (13) em alusão aos 51 anos da região escoteira do Piauí. A sessão contou a presença do Grupo de Escoteiros Ventos do Norte (GEVENN), o Grupo de Escoteiros Raul Furtado Bacellar (GERFUBA) e o Grupo de Escoteiros do Mar (GEMAR). A proposição foi feita pelo vereador Astrogildo Fernandes (PCdoB) através do requerimento Nº 295/2013 após solicitação do cabo da Polícia Militar Eudes Rocha.
Astrogildo ressaltou os ensinamentos praticados no escotismo que encerram no distanciamento de jovens do uso das drogas. “O primeiro passo para ser cidadão é o estudo e o não envolvimento com a droga, outras crianças devem seguir o mesmo exemplo das que estão aqui, pois jovens se perderam na marginalidade porque nasceram em locais de difícil sobrevivência”, ressaltou.
O tenente coronel Raimundo Sousa, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, alertou as autoridades instituídas para que atenda este público e oferte contribuição não só abrindo as portas para os escoteiros, mas o coração. “Esse trabalho tem relevância e o escotismo precisa de apoio social”. O capitão Moura, do GEMAR, disse que o escotismo facilita o processo de cidadania e inclusão social, influenciando positivamente o caráter dos adolescentes.
Edson Medeiros, do GEVENN, disse destacou que o escotismo estimula para que as capacidades físicas e intelectuais sejam desenvolvidas ao máximo. Ele defendeu o movimento como método complementar de educação. Já Olavo Sales, do GERFUBA, destacou a utilidade pública do escotismo e o desenvolvimento dos jovens.
O cabo da Polícia Militar, José Eudes Batista Rocha, falou de sua vontade para que o poder legislativo conhecesse o trabalho escotista, assim como a sociedade. O movimento escotista realiza ações preventivas e quando a sociedade não consegue colaborar na formação do caráter esta fica em dívida.
Fonte: Ascom