A população deve ajudar denunciando a prática no litoral piauiense.
A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) lançou, na última terça-feira (2), a campanha de conscientização “Carro na Praia é Marmota”. A campanha busca incentivar a população a combater a prática de levar automóveis à praia. As pessoas devem divulgar uma hashtag nas redes sociais com o nome da campanha, denunciando carros que estacionam na praia. Por conta do carnaval, a campanha está sendo intensificada e após o período festivo, as placas publicitárias continuarão instaladas na praia.
Segundo o secretário da Setur, Flávio Nogueira Junior, a proposta da campanha é fazer com que os turistas se sintam à vontade na praia. “A praia é o local para os turistas se sentirem bem, curtirem o local. A campanha surgiu justamente porque é uma verdadeira marmota carro na praia. Nós estamos fazendo essa campanha educativa de proibição não só para carro, mas também quadriciclo, motocicleta”, explicou o secretário.
De acordo com a secretaria, a campanha põe em pauta a proibição do estacionamento e a circulação de automóveis nas praias, que se encaixam no art. 95 do Código de Trânsito, lei de nº 9.503. Nenhum evento ou obra pode perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco a segurança dos mesmos. “Há uma lei que não permite. No Piauí ainda tem essa cultura de deixar carro em praia”, acrescentou Flávio Nogueira Junior.
Além das placas educativas que se encontram no litoral piauiense, a campanha tem como principal foco a divulgação de imagens e registros de automóveis irregulares nas praias. A população deve fazer o uso da hashtag e divulgar as placas dos automóveis. Na programação de carnaval, a Setur se reuniu com o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança, na intenção de apoiar e barrar os motoristas nas praias.
Além da perturbação da população em área de lazer, a entrada de carros nas praias afeta o processo de desova das tartarugas marinhas. A Praia do Coqueiro, em Luís Correia, é área para essa atividade ambiental. É crime a circulação de carros, motos e caminhões nessas regiões costeiras, segundo a Lei de Crimes Ambientais nº 6905, o Decreto Federal nº 5300 de 2004 e resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 303/2002.
LIMPEZA NA ORLA
Outra ação da Setur é o trabalho de limpeza da orla do litoral. Os trabalhos incluem desde as praias de Luís Correia, até Cajueiro da Praia e deverão ser concluídos até sexta-feira, quando iniciam as atividades momescas.
Segundo o secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, esse trabalho é muito importante para garantir mais conforto aos turistas que freqüentam nosso litoral. “Estamos trabalhando, conforme o combinado, com a limpeza e retirada de lixo na Orla. O litoral é um dos destinos mais procurados. Recebe pessoas não apenas do Piauí, mas também de outros Estados. E é importante que eles tenham essa boa impressão do nosso litoral para que possam voltar em outras oportunidades”, elencou.
Além da remoção do lixo, a Setur também está implantando lixeiras em toda a Orla. Ao todo serão implantadas 120 lixeiras. A ideia é que o folião também possa fazer sua parte, depositando o lixo no local correto, evitando sujar a praia e toda a cidade. “No final do ano, fizemos esse trabalho e também o trabalho de desobstrução de estradas que dão acesso às nossas praias. O resultado foi positivo e não registramos problemas”, lembrou o secretário.
Fonte: Meio Norte