A campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação foi prorrogada até o dia 30 de novembro em todo o Piauí. O prolongamento da campanha foi decidido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) após o registro de baixa cobertura vacinal.

O objetivo da secretaria é vacinar 198.921 crianças a partir de 12 meses e menores de cinco anos no estado. Até o momento, só atingiu 55,04% desta meta, índice abaixo do estipulado pelo Ministério da Saúde.

Sobre a multivacinação, a meta é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos e verificar a situação vacinal da população da faixa etária de 20 a 49 anos.

Sobre a doença

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode levar a paralisias musculares, principalmente nos membros inferiores, ou até mesmo à morte.

O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.

A vacinação é a única forma de prevenção. Não existe tratamento específico para a poliomielite. A medida está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.

Fonte: G1/PI com edição do Portal Costa Norte