O Governo do Estado busca elevar o Piauí para área livre da aftosa (Foto: Kalberto Rodrigues/PK)

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 31 de janeiro deste ano, devendo o período de certificação prosseguir até o dia 15 de fevereiro. A segunda etapa da campanha é uma realização do Governo do Estado, através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), com o intuito de alçar o Piauí ao status de área livre da aftosa.

Com a mudança de certificação para área livre da aftosa, o Piauí ganhará destaque no país, visto que poderá comercializar com todos os estados brasileiros sem nenhum embargo, além de fomentar a valorização do gado local. O rebanho atual no Piauí chega a mais de 1,7 milhão de bovinos, distribuídos entre 73.100 criadores. Estima-se que a certificação deve sair ainda no mês de maio deste ano.

“O Piauí tem mostrado grande avanço na cobertura da vacinação da febre aftosa. Nas últimas seis campanhas atingimos mais de 90% do rebanho vacinado, se equiparando aos estados mais desenvolvidos do Brasil”, afirmou o governador Wilson Martins. A atual cobertura vacinal do Piauí tem contribuído também para o crescimento da comercialização de carne bovina, gerando maior movimentação no setor agropecuário.

Para o diretor da Adapi, José Antônio Filho, os resultados obtidos pelo órgão nos últimos anos é fruto do atual plano de metas realizado pelo Governo do Estado. “Em 2012, atingimos todos os objetivos previstos, isso devido a uma maior organização e cobrança por resultados. Hoje, criamos uma consciência nos criadores e eles sabem da importância da vacinação para o seu rebanho”, ressalta.

Fonte: pi.gov.br