O nome do senador foi aprovado com 52 votos favoráveis, 2 contrários e 9 abstenções. (Foto: Kairo Amaral)
O nome do senador foi aprovado com 52 votos favoráveis, 2 contrários e 9 abstenções. (Foto: Kairo Amaral)

O senador Elmano Férrer (PTB-PI) é o terceiro suplente da Mesa do Senado. A votação para os membros da Mesa havia sido feita no dia 4 de fevereiro e a terceira suplência era o único cargo ainda vago. O nome do senador foi aprovado com 52 votos favoráveis, 2 contrários e 9 abstenções. DEM e PSDB se abstiveram de votar.

Pelo cálculo da proporcionalidade entre os partidos, o cargo caberia ao DEM, que havia indicado a senadora Maria do Carmo Alves (SE). Nas eleições do dia 4 de fevereiro, no entanto, o partido retirou a indicação em solidariedade ao PSDB e ao PSB, que haviam sido deixados de fora da chapa única que concorreu às eleições. Desde então o preenchimento do cargo estava pendente.

“Sem nenhum desrespeito ao senador Elmano Férrer, por quem temos grande apreço, é que nós vamos manter nossa posição coerentemente de abstenção nesta eleição, mas colaborando para que a Mesa se complete e possa cumprir seu papel constitucional”, afirmou o líder do DEM, senador José Agripino (RN).

A coerência também foi o motivo alegado pelo líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), ao orientar a bancada pela abstenção.

Composição

Compõem a Mesa para o biênio 2015–2016: primeiro-vice-presidente, Jorge Viana (PT-AC); segundo-vice-presidente, Romero Jucá (PMDB-RR); primeiro-secretário, Vicentinho Alves (PR-TO); segundo-secretário, Zezé Perrela (PDT-MG); terceiro-secretário, Gladson Cameli (PP-AC); quarta-secretária, Ângela Portela (PT-RR).

Para os cargos de suplência, já haviam sido eleitos: Sérgio Petecão (PSD-AC), João Alberto Souza (PMDB-MA) e Douglas Cintra (PTB-PE).

Fonte: Senado