Campanha Faça Bonito alerta sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes
Ontem (18/05) foi celebrado em todo o Brasil o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E para marcar a data, representantes do Creas, do Núcleo de Apoio e Enfrentamento contra a Violência Doméstica, profissionais da rede sócio assistencial e Parnaíba, do Conselho Tutelar e da Delegacia da Mulher reuniram-se hoje pela manhã (18) na Câmara Municipal de Parnaíba para fazer um levantamento das ações feitas na cidade contra essa problemática social.
Por meio do projeto “Faça Bonito”, a Prefeitura tem executado ações durante o mês de maio contra o crime, com capacitação para profissionais e voluntários, além de palestra nas escolas. A iniciativa termina na próxima quarta-feira (20), com uma caminhada a partir das 16h saindo do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Polivalente Lima Rebelo.
Apesar de todas as ações, o número de abusos contra menores em Parnaíba ainda continua alto. Em 2014, foram expedidos 14 mandados de prisão, sendo que a maioria era contra pessoas próximas da criança, como parentes e vizinhos. A delegada da Delegacia dos Direitos da Mulher de Parnaíba, Maria de Jesus, alerta que é preciso ter atenção ressobrada.
“Os pais devem redobrar os cuidados, como por exemplo, não enviar a criança pra escola com um moto táxi. É melhor que o filho chegue um pouco atrasado do que ir com uma pessoa desconhecida”, alerta.
O presidente da Câmara Municipal, Gustavo Lima, disse que o trabalho deve ser feito de forma conjunta, com os órgãos públicos e com a sociedade. “Temos que denunciar porque os poderes municipais só podem tomar providência quando tem conhecimento da causa mediante denúncia. Por isso, reafirmo que todos devem se envolver e lutar contra essa corrente do mal que tem destruído os sonhos de tantas crianças”, enfatizou.
Dados da violência infantil no Brasil
Apenas no ano de 2014 foram registrados 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.
18 de maio é lembrado como o dia de combate ao abuso sexual infantil em memória a uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. O corpo da criança só foi encontrado seis dias depois, carbonizado sendo que os criminosos nunca foram punidos.
O caso foi repercutido em âmbito nacional, gerando a ação de movimentos e entidades em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Saiba como denunciar:
Denúncia federal: DISQUE 100
Conselho Tutelar de Parnaíba: (86) 3322-2299
Creas: (86) 3322-4962
Fonte: Jornal da Parnaíba