O 1º Debate Rádio Cidade – OAB aconteceu nesta quarta-feira (28) e reuniu os quatro candidatos a prefeito de Parnaíba: Deusimar Tererê (PSDB); Gerivaldo Benício (PDT); Florentino Neto (PT) e Mão Santa (SD). O confronto de ideias foi realizado no auditório da subseção da OAB, situado no bairro Cantagalo.
Ainda na chegada, os candidatos elogiaram a iniciativa do debate como mecanismo de apresentação de propostas e da busca pela preferência do eleitorado. Do lado de fora, as torcidas de cada um se aglomeravam para assistir pelo telão, com gritos de guerra e incentivo aos seus respectivos candidatos.
A Polícia Militar enviou um efetivo que isolou a rua e fez a segurança no entorno do prédio da OAB. Apesar do clima de ânimos acirrados, não houve qualquer manifestação de violência entre o público presente. Já no auditório, os concorrentes ao cargo de Prefeito de Parnaíba se enfrentaram de forma acalorada em muitos momentos.
A mediação foi feita pelos apresentadores Kairo Amaral e Tiago Mendes, tendo um banca formada por três advogados como moderadores do debate, sobretudo avaliando a necessidade de direito de resposta, que chegou a ser solicitado duas vezes pelo candidato Florentino Neto, onde em uma oportunidade foi acatado.
No geral, o debate teve um bom nível, dentro do confronto de ideias. Mas já próximo ao final, os candidatos Mão Santa e Florentino Neto chegaram a trocar farpas e acusações. O presidente da OAB em Parnaíba, José Lima, e o promotor eleitoral, Antenor Filgueiras, concordaram que tudo transcorreu dentro da normalidade.