O Centro de Apoio Pedagógico a Pessoas com Deficiência Visual (CAP) exerce um papel fundamental para os 11 estudantes que assistem em Parnaíba. O projeto vem desenvolvendo ações e garantido às pessoas cegas e às de visão reduzida o acesso ao conteúdo programático desenvolvido na escola de ensino regular por meio da utilização de equipamentos da moderna tecnologia e da impressão em braile.

Em Parnaíba o projeto é coordenado pelo professor André Firmino e garante a inclusão dessas crianças e adolescentes em salas de aulas normais. “Com os materiais didáticos conseguimos facilitar o aprendizado no nosso público. Aqui passamos a linguagem estudada em sala de aula para braile, para facilitar o entendimento do aluno, e de braile para linguagem normal, para ter essa comunicação com a professora, além desse trabalho ensinamos também a usar a informática através de um programa de áudio no computador, a ainda orientamos a mobilidade dos nossos alunos” explica o professor.

O projeto é do Governo Federal e funciona de segunda-feira a sexta-feira no Colégio Estadual Lima Rebelo, no bairro Nova Parnaíba. Os interessados em estudar no CAP basta procurar a Regional de Educação e pedir encaminhamento para esse apoio pedagógico.