Capacidade instalada hospitalar contará com 109 leitos clínicos e 20 UTI´s para tratamento da Covid-19
Em vídeo cedido à TV Costa Norte, o Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, fala do impasse referente ao fluxo de pacientes oriundos de estados vizinhos e dos esforços para o aumento da capacidade instalada de leitos clínicos e UTI´s na cidade de Parnaíba, durante a pandemia.
O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Alves Veras Neto, informou que a capacidade de atendimento a pacientes acometidos pela Covid-19 está sendo ampliada e ressaltou que dialogou com a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão quanto aos atendimentos. Alguns cidadãos do Maranhão estão procurando pelos serviços de saúde, referente ao novo coronavírus me nossa região, desta forma limitando a capacidade de atendimento aos pacientes que são do Piauí. Segundo Florentino Neto, a Secretaria de Saúde do Maranhão informou que vai reforçar os leitos de Chapadinha (MA) e implantar novos leitos de UTI em Tutóia (MA) buscando assim resolver a situação.
Com relação à região norte do Piauí, há 49 leitos clínicos, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), disponíveis para o tratamento da Covid-19, sendo que dezesseis leitos estão ocupados, o que corresponde a 32% de ocupação dos leitos clínicos. Em se tratando dos leitos de UTI no HEDA, há dezoito leitos, dos quais doze estão ocupados; portanto, 66% de ocupação. Ainda segundo o secretário Florentino Neto, a capacidade de leitos foi ampliada por conta da transferência da Maternidade do Heda para o Hospital Marques Bastos.
Para o tratamento às pessoas infectadas pela Covid-19 foram adquiridos novos respiradores importados da Turquia e da China e outros garantidos com apoio da Justiça, assim pelo menos mais vinte leitos serão assegurados. Uma unidade de Saúde de Parnaíba (PI) que estava desativada há cinco anos, após restauração, disporá de mais sessenta leitos.