A igreja da primeira Padroeira de Parnaíba foi violada e depredada. É a igreja de Nossa Senhora do Montserrat que em 2023 completará 312 anos de história de nossa cidade como primeira protetora dos parnaibanos. O arrombamento foi na madrugada do último sábado (29/04). Reginaldo Júnior, presidente do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba, registrou o momento quando foi abrir a igreja e se deparou com a cena do crime. Na manhã desta quinta-feira (04/05) retornou ao local com a TV Costa Norte para anunciar as autoridades e a própria sociedade da responsabilidade coletiva.
Os bandidos além de depredarem a imagem de Nossa Senhora do Montserrat, danificando a coroa, furtaram as imagens centenárias de Bom Jesus dos Passos, Nossa Senhora de Fátima e o crucifixo, bem como adornos da capela e os cadeados. Não é a primeira vez que este tipo atentado contra o patrimônio de Parnaíba acontece. Reginaldo Júnior, que é voluntário neste trabalho, solicita que quem tiver informações ou dados do furto qualificado deve denunciar.
A igreja Nossa Senhora do Montserrat, localizada na Rua Duque de Caxias no Centro da cidade, tem uma placa de sinalização que também está em situação de fragilidade oferecendo risco de queda. A igreja de Nossa Senhora do Montserrat requer atenção e medidas preventivas agora e em longo prazo.