Na manhã desta terça-feira (30), foi oficialmente inaugurada a Casa de Acolhimento, situada nas proximidades do Hospital Marques Basto. Esta casa foi cuidadosamente concebida para atender exclusivamente aos pacientes em tratamento neste hospital, oferecendo uma gama de serviços essenciais. Com um total de 17 leitos para pacientes e seus acompanhantes, totalizando 34 leitos, a casa visa proporcionar um ambiente acolhedor e confortável durante o período de tratamento.

O propósito primordial da Casa de Acolhimento é oferecer suporte às pessoas que se deslocam a Parnaíba para receber tratamento oncológico, mas que enfrentam dificuldades financeiras para custear hospedagem.

Este serviço é disponibilizado de forma inteiramente gratuita, graças ao apoio financeiro do Hospital Marques Basto. Para se beneficiar deste recurso, os pacientes passarão por uma avaliação do serviço social do hospital, que determinará a necessidade com base na incapacidade de pagamento. Uma vez comprovada a dependência financeira, serão encaminhados para a Casa de Acolhimento, onde permanecerão pelo tempo necessário para completar seus tratamentos.

O nome da Casa de Acolhimento Samaritana Maria Santos Monteiro é uma emocionante homenagem a primeira enfermeira da Maternidade Marques Basto. Sua filha, Caroline Monteiro, Enfermeira RT da Oncologia, expressou profunda gratidão por esta significativa honra.

“Foi muito emocionante. Minha mãe foi pioneira como enfermeira neste hospital, e foi uma verdadeira referência para tantos. Eu também tenho a honra de fazer parte da equipe de oncologia nos últimos três anos. Receber essa homenagem é realmente tocante. Minha mãe também foi uma paciente oncológica, e hoje, receber esta casa que beneficiará tantos pacientes oncológicos e cardíacos em Parnaíba é extraordinário.”