Os casos de Covid-19 em Parnaíba neste mês de março continuam diminuindo, diferente do período pós-réveillon, quando houve um aumento na procura por testes. A ocupação de leitos também está baixa, foi o que garantiu Diêgo Afonso, diretor do Anexo II do HEDA. “Felizmente a gente tem observado uma redução, tanto na procura, quanto na internação. Nós que chegamos a atender 200 pacientes por dia, estamos atendendo hoje uma média móvel de 10 pacientes-dia, e a internação que chegou frequentemente a 100%, hoje nós estamos com apenas 25% de ocupação. Em torno de 45% dos pacientes que internam no serviço, eles não estão com quadro completo de vacinação ou com nenhuma vacinação”, explicou.
Em vários estados do Brasil a flexibilização no uso de máscaras, por exemplo, já é uma realidade. Flexibilização que só foi possível após o avanço da vacinação contra o novo coronavírus. Em Parnaíba a situação ainda é preocupante, isto porque apesar da vacina já estar disponível nos postos, muitos dos pacientes que procuram atendimento no Anexo II sequer completaram seu quadro vacinal.
O principal apelo das autoridades de saúde ainda é para que a população em geral procure se vacinar pelo menos com as duas doses da vacina, a fim de que o mais rápido possível a Covid-19 passe a ser tratada como uma endemia, e desta maneira, a humanidade vença esta difícil fase de sua história.