Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da coordenação estadual de Vigilância Ambiental, divulgou, na manhã desta quinta-feira (13), informações atualizadas sobre os casos de dengue no Piauí. Os dados são referentes à 6ª Semana Epidemiológica que foi registrada até essa quarta-feira (12).

Nesse período, houve uma redução de 54% no número de casos de 2014 em relação a 2013. Neste ano, foram 253, enquanto no ano passado esse número chegou a 550 casos. Teresina segue como a cidade com maior número de casos: são 133, seguida de São João do Arraial, com 33 casos; Esperantina, com 18 casos; e Landri Sales, com 11 casos.  Não houve registro de casos de Dengue com Complicação (DCC), de Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) e da Síndrome do Choque por Dengue, grau III, que, geralmente, evoluiu para o óbito.

Dengue

A dengue é uma doença febril aguda com duração de até sete dias, acompanhada de, pelo menos, dois dos sintomas, como cefaléia, dor retroorbitária, mialgias, artralgias, prostração ou exantema, associados ou não a hemorragias. A convalescença pode prolongar-se por várias semanas.

É causada por um vírus RNA com quatro sorotipos conhecidos: DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4 (os três primeiros já identificados no Piauí), cuja fonte de infecção e reservatório vertebrado é o homem, sendo transmitido pela fêmea de mosquitos do gênero Aedes – na Ásia pelo A. albopictus e nas Américas pelo A. aegypti.

Fonte: CCom