O Piauí é considerado o 6º Estado menos violento do Brasil. Contudo, a taxa de latrocínio aumentou consideravelmente de 2011 – quando foram registrados apenas 4 casos de roubo seguido de morte – para 2012, que teve 20 casos, O aumento é de 396,8%.

A taxa de homicídio doloso, ou seja, quando há intenção de matar, também aumentou. Em 2011, 341 pessoas foram assassinadas. Já em 2012, o número subiu para 479, o que representa aumento de 39,6%.

O Piauí está entre os Estados com as menores taxas de morte a cada 100 mil habitantes (15,2). Contudo, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública indica que o fato do integrar o grupo 2 de qualidade da informação pode prejudicar a veracidade dos dados. Embora o Piauí preencha adequadamente o Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública (Sinesp), não existem informações confiáveis.

Os números foram coletados a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC), gerido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça (MJ). O relatório será lançado amanhã, na 7ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Fonte: O Dia